QUADRO DE
TRABALHOS APROVADOS PARA O II ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM QUESTÃO
AGRÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO
O pagamento das
inscrições deve ser efetuado na
Conta para
depósito da inscrição (depósito identificado):
Caixa Econômica Federal
Agência 0671
Conta Poupança
013.00.015.103-4
Responsável:
Diana Costa Diniz
EIXO 1: Meio ambiente e agricultura
sustentável
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Círculo de
Produção de Conhecimento
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As Desigualdades no Campo: entre os não-ditos, o
esquecido e o silêncio
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Recomendado
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Educação do campo
e práticas agroecológicas no Projeto de Assentamento CIGRA, município de
Lagoa Grande-Maranhão.
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Não recomendado
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A Importância da
Criação da Unidade de Conservação em Buriti (MA).
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Recomendado
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SUSTENTABILIDADE
E SOLIDARIEDADE: alternativas para o desenvolvimento
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Recomendado
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LIÇÕES
AGROECOLÓGICAS NO QUINTAL: aprendendo e ensinando uma nova lição
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Recomendado
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Análise
de EIA/RIMA: os impactos do cultivo de eucalipto na territorialidade dos
camponeses do Baixo Parnaíba maranhense.
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Recomendado
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Campo,
sustentabilidade e educação: um diálogo com a comunidade
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Recomendado
Na forma de
pôster
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Pôster
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ABORDAGEM
TEÓRICO-PRÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANEAMENTO NA COMUNIDADE BARRA DO
SACO, LOCALIZADA NO ENTORNO DO IFMA-CAMPUS CODÓ/MA
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Recomendado
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A
DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO SÓCIOAMBIENTAL, ATRAVÉS DAS AÇÕES NA RESIDÊNCIA E
ESCOLA SUSTENTÁVEIS.
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Recomendado
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Produção
capitalista e produção familiar: a prática dos produtores de leite na MRH de
Imperatriz
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Recomendado
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A
AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CATUCÁ
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Recomendado
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DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO: grandes projetos pequenas comunidades
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Recomendado
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(Re) Construindo a agricultura familiar: a agroecologia como uma
ferramenta educativa no enfrentamento do modelo de desenvolvimento
capitalista no campo
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Recomendado
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Os desafios
éticos do campo diante das contradições dos discursos ecológicos no Maranhão
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Recomendado
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EIXO
2: Questão Agrária e campesinato no Brasil e no Maranhão
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MEMÓRIAS
DE UM CONFLITO: a dimensão politica do enfrentamento.
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Recomendado
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Análise
dos impactos sociais do agronegócio da soja: O caso do município de Balsas/MA
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Recomendado
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Contradições do
modelo de desenvolvimento da agricultura no Maranhão e políticas de classe
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Recomendado
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Territorialidade
e conflito: o caso do território Quilombola de Tramauda baixada maranhense
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Recomendado
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QUESTÃO AGRÁRIA E LUTA CAMPONESA NA REGIÃO MÉDIO MEARIM: conflitos e
conquistas na Comunidade de Ludovico, Lago do Junco (MA)
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Recomendado
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O TEMPO-ESPAÇO DA FRONTEIRA
Considerações acerca da expansão da moderna agricultura no Maranhão
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Recomendado
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TRAJETÓRIA
HISTÓRICA DE EXPROPRIAÇÃO E LUTA PELA TERRA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE
BACABAL - MA
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Não recomendado
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EIXO
3: Movimentos sociais, políticas públicas e educação do campo
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EDUCAÇÃO
DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS
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Recomendado
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A
EDUCAÇÃO E SEU PAPEL NA SOCIEDADE DE CLASSES: possibilidades e limites
ideológicos do processo educativo.
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Recomendado
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Educação do campo
na consolidação da pedagogia da alternância.
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Recomendado
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POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO:
assentamento Palmares II em Nina Rodrigues-MA
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Recomendado
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EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O CAMPO NO CONTEXTO DAS
POLÍTICAS PÚBLICAS NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI
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Recomendado
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A
TRANSFORMAÇÃO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS LATINO-AMERICANOS: A EXPERIÊNCIA QUE
CONSTITUI REFERÊNCIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS
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Recomendado
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A concretude da
educação do campo na formação de jovens camponeses pelo PRONERA
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Recomendado
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O
ESTÁGIO DE TRABALHO COMUNITÁRIO NO PROCAMPO
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Recomendado
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POLÍTICAS
EDUCACIONAIS PARA O CAMPO: Marcos referenciais para a Educação do
Campo
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Recomendado na
forma de pôster
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OS CAMINHOS DO PRONERA NO MARANHÃO: primeiras impressões dos seus
desdobramentos e limites no campo maranhense
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Recomendado
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ESCOLAS DO E NO CAMPO
BRASILEIRO, UMA LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO: fechamento dos estabelecimentos
de ensino.
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Não Recomendado
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POLÍTICAS
PÚBLICAS: Uma analise reflexiva sobre a importância do Bolsa Família nas
comunidades rurais de Bacabal- Ma
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Recomendado
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INFLUÊNCIAS DA PEDAGOGIA DO MST NO PROCESSO
ORGANIZATIVO E PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL OZIEL ALVES DA COMUNIDADE
AGROVILA NOVA CONQUISTA AÇAILÂNDIA-MA.
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Recomendado
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EDUCAÇÃO
DO CAMPO E EDUCAÇÃO NO CAMPO: reflexões acerca das percepções e contradições
da educação no espaço rural do Médio Mearim
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Recomendado
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CURSO
ESPECIAL DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA TERRA
PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA:
Uma experiência formadora no acompanhamento dos alunos universitários
extensionistas.
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Recomendado
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A REALIDADE DA EDUCAÇÃO E A RELAÇÃO COM A RENDA
DAS FAMÍLIAS DA COMUNIDADE ÁGUA BRANCA, MUNICÍPIO DE MONÇÃO – MA.
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Recomendado
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O PRONERA/UFMA como agente
valorizador da identidade camponesa dos alunos do curso de Pedagogia da
Terra.
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Recomendado
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MOVIMENTOS
SOCIAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM ESTUDO DA REALIDADE DA REGIÃO DO BICO DO
PAPAGAIO
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Recomendado
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MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: luta pela terra e produção de saberes
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Recomendado
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Educação Profissional do campo:
um relato de experiência do PRONERA
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Recomendado
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A
CONSTRUÇÂO DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
E TECNOLÓGICA: A experiência do IFMA/Campus Imperatriz com os povos indígenas
do sudoeste maranhense.
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Recomendado
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QUALIDADE
DA ESCOLA NO CAMPO: DISCUTINDO TENSÕES E CONTRADIÇÕES NO CONTEXTO DO
ASSENTAMENTO PALMEIRAL VIETNÃ, ESPERANTINÓPOLIS (MA)
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Recomendado
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Movimento
Social e Educação do Campo: discutindo lutas e conquistas na Unidade
Integrada Francisco da Silva, Assentamento Palmares, Município de Nina
Rodrigues (MA)
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Recomendado
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Eixo
4: Formação e trabalho docente nas escolas do campo
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FORMAÇÃO DE EDUCADORES, MOVIMENTOS SOCIAIS E
EDUCAÇÃO DO CAMPO: tecendo considerações histórico-políticas
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Recomendado
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O ENSINO MULTISSERIADO NA UNIDADE ESCOLAR
GONÇALVES DIAS
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Recomendado
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ORGANIZAÇÃO
DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ÁREAS DE ASSENTAMENTOS: a experiência da escola
Roseli Nunes no Assentamento Cigra, vila kênio, município Lagoa Grande do
Maranhão/MA
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Recomendado
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“OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS”: UMA ANÁLISE
SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO ASSENTAMENTO DIAMANTE NEGRO JUTAIH
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Recomendado
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IMPORTÂNCIA DA
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES QUE ATUAM EM CLASSES MULTISSERIADAS DO
CAMPO EM BURITI MA.
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Recomendado
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HERMENÊUTICA E
EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma análise crítica de ideologias subjacentes à formação
do educador do campo
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Recomendado
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A ALTERNÂNCIA
PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: ressignificando a escola do
campo
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Recomendado
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PRONERA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO NA BUSCA POR UMA ESCOLA DO
CAMPO COM DIGNIDADE
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Não Recomendado
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Escola
do Campo e Projeto Político-Pedagógico: caracterização e análise da Escola
Municipal Jefferson Moreira, Comunidade Palmeiral, Esperantinópolis (MA)
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Recomendado
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ESCOLA DO CAMPO E
QUALIDADE DO ENSINO: discutindo a realidade infraestrutural e
político-pedagógica da escola do Povoado Maria Ferreira, Santa Luzia (MA)
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Recomendado
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IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE
CATUCÁ, BACABAL (MA)
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Recomendado
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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: práticas educativas nas escolas
do campo no norte do Tocantins
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Recomendado
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PEDAGOGIA
DA ALTERNÂNCIA: um estudo de caso na EFAR (Escola Família Agrícola Nossa
Senhora do Rosário) no município de Morros-MA
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Recomendado
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Gestão
democrática e escola do campo
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Recomendado
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Implantação/Implementação
do Programa Escola Ativa na Comunidade Santa Maria, no Município Perimim-MA:
analisando a relação entre a prática docente e o sucesso escolar.
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Recomendado
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Organização do
trabalho pedagógico e gestão da Escola Maria Mata, no assentamento São
Domingos, município de Nina Rodrigues-MA
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Recomendado
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Eixo
5: História da educação rural e do campo e suas interfaces com a questão
agrária no Maranhão
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Não
houve submissão
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EDUCAÇÃO RURAL E
RURALISMO: discutindo contradições
sócio-históricas no projeto de formação educacional do camponês |
Recomendado
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HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DO MARANHÃO, ENTRE 2006 E 2008: primeiras aproximações
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Recomendado
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