Eixos Temáticos

Eixo 1: Meio ambiente e agricultura sustentável
Ementa:
Questões ambientais contemporâneas e suas repercussões no campo brasileiro e maranhense. Agroecologia e práticas sustentáveis. Saberes tradicionais da agricultura familiar/camponesa. Gestão das políticas ambientais, agricultura tradicional e impactos ambientais nas áreas rurais.

Eixo 2: Questão agrária e campesinato no Brasil e no Maranhão
Ementa:
A questão agrária e o território camponês. Expansão do hidroagronegócio e suas implicações para o espaço agrário brasileiro e maranhense. História e desenvolvimento do campesinato no Brasil e no Maranhão. Relações de trabalho no campo. Os conflitos agrários no Maranhão.

Eixo 3: Movimentos sociais, Políticas Públicas e Educação do Campo
Ementa:
Contradições, tensões e conflitos no desenvolvimento das políticas de educação do campo. Financiamento da Educação do Campo. A judicialização e criminalização dos movimentos sociais do campo no Brasil. O papel dos movimentos sociais na conquista de políticas públicas relacionadas à questão agrária e educação do campo. A diversidade de paradigmas de campo e educação: hegemonia e contra-hegemonia. 

Eixo 4: Formação e trabalho docente nas escolas do campo
Ementa:
Organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo: gestão, avaliação e currículo. Relação professor - aluno. Concepções e práticas de formação do educador do campo. Profissionalização. Diversidade sócio-cultural e étnica. Relação escola e movimentos sociais. Relação escola e comunidade.

Eixo 5: História da educação rural e do campo e suas interfaces com a questão agrária no Maranhão
Ementa:

História da Educação Básica no campo; Histórias das relações entre movimentos sociais e Estado na oferta da educação no meio rural brasileiro. História das práticas pedagógicas nas escolas rurais. A história da questão agrária no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário